Fundamentos de cuidados ao sofrimento de finitude
Por que precisamos de aprender a cuidar do sofrimento humano?
-
-
Bem-vinda(o)!
-
NOTAS
-
-
-
1ª AULA - Porque precisamos aprender a cuidar do sofrimento humano?
-
2ª AULA - Quem precisa ser cuidado?
-
3ª AULA - Aspectos físicos do cuidar
-
4ª AULA - Aspectos familiares do cuidar
-
5ª AULA - Comunicação pelo caminho da compaixão
-

Informações sobre o Curso
- €71,99
- 5 horas de conteúdo de vídeo
- acesso ao curso durante 1 ano
- emissão de Certificado
- aulas assíncronas
Sinopse
Por que precisamos aprender a cuidar do sofrimento humano?
No dia a dia do cuidado à pessoa vulnerável experienciamos várias situações complexas, das quais muitas vezes ninguém fala ou dá orientações sobre como lidar, tanto do ponto de vista prático, como do ponto de vista emocional. Sentimos necessidade de saber mais sobre os cuidados ao corpo de uma pessoa que enfrenta uma doença grave: dor, sono, alimentação, gestão da medicação e organização do nosso tempo e do tempo dela. Sentimos necessidade em aprender a lidar com o sofrimento da pessoa doente, da família da pessoa de quem cuidamos e incluir atenção no nosso modo de dizer tudo o que precisa ser dito, de uma forma compassiva e cuidadosa.
Este vai ser o caminho do aprendizado neste curso!

FORMADOR

Ana Cláudia Quintana Arantes
[email protected]
Sou médica, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fiz pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia. Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Entre outras publicações, sou co-autora do livro Cuidado Paliativo do CREMESP, (2008) e Manual de Cuidados Paliativos – ANCP (2009 e 2012).
Sou sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Presidi a instituição de março de 2007 a março de 2013 organizando e ministrando aulas nos cursos de formação multiprofissionais e Congressos Brasileiros. Desde 2019, tenho honrado o cargo de presidente da instituição.
No Hospital Israelita Albert Einstein fui a responsável pela elaboração e implementação das políticas assistenciais e treinamentos institucionais em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor segundo as recomendações da Joint Comission, permanecendo como coordenadora do Grupo de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos no período entre janeiro 2006 até julho de 2009.
Participei do TEDx FMUSP com a palestra “A Morte é um dia que vale a pena viver” e lancei um livro pela Editora Sextante com o mesmo título. O livro “A Morte é um dia que vale a pena viver” está entre os mais recomendados com mais de 350.000 cópias vendidas (dados de dezembro 2020).
Em março de 2020 lancei o livro “Histórias lindas de morrer“, também pela Editora Sextante, chegando em dezembro de 2020 a mais de 50.000 cópias vendidas.
Coordeno o curso avançado de Cuidados Paliativos da Associação Casa do Cuidar e os cursos de EAD oferecidos pela Humana Vida.
Desde 2015 venho desenvolvendo cursos e intensivos de Conversas sobre a Morte para desvendar o tabu do tema. Trabalho em meu consultório particular no atendimento de pacientes na Geriatria, Cuidados Paliativos e Suporte ao Luto e desde janeiro de 2019 sou CEO da Empresa A Casa Humana que oferece cuidados paliativos em domicílio para pessoas portadoras de doença crônica ameaçadora da vida.
Em 2021, constituí a Casa do Cuidar Portugal.
gerir a percepção de empatia que não leve ao burnout
Gostaria de aprender e/ou melhorar esta técnica?